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Pilates: Devo fazer abdominais durante a gravidez?

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Uma dúvida bastante freqüente tanto para os profissionais quanto para as futuras mamães é a seguinte: devo fazer abdominais durante a gravidez?

Acredito que a resposta a questões como essa vem da observação das mudanças biomecânicas que ocorrem no corpo da mulher gestante. O aumento gradual do útero vai gerando um estiramento da musculatura abdominal com aumento da sobrecarga para a coluna e musculatura lombar.

Se a gestante permitir que esse volume vá deslocando seu centro para frente sem nenhuma resposta voluntária de ativação do centro, a conseqüência lógica será a maior causa de desconforto na Gestação: a lombalgia (dor lombar).

Desta forma, sim, é importante, tomar consciência e fortalecer (ou manter fortalecida) a região abdominal nesta fase. Entretanto, a principal ativação abdominal que deve ser estimulada nesse momento é a do músculo transverso do abdome.

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Como você está dormindo???

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Na hora do seu descanso sua coluna também pede cuidados, abaixo segue algumas dicas para seu sono ser mais produtivo e pra que você não acorde com dores ou desconfortos.

As principais consequências de dormir em uma posição inadequada são cansaço, se alguma região for pressionada a ponto de interromper a circulação, formigamento e desvio de coluna a longo prazo, podem ainda, aparecer dores musculares na região do pescoço e dor muscular lombar.

Cada um tem que encontrar a posição que lhe cabe melhor. Mas o ideal é quando a coluna fica absolutamente reta.

É aconselhado que as pessoas durmam de lado, com um travesseiro um pouco mais alto para alinhar a cabeça com a coluna (pescoço), e outro entre as pernas. Ou ainda de barriga para cima, com um travesseiro não muito alto sob a cabeça e outro travesseiro mais alto abaixo dos joelhos. De bruços, a pessoa é obrigada a torcer o pescoço para respirar, o que causa incômodos.

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Você usa a alimentação a favor do metabolismo?

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Existe uma variedade de cápsulas, pós, chás e outros produtos no mercado com uma só promessa: acelerar o metabolismo para emagrecer mais rápido.

O importante é ter em mente que deixar de se alimentar é muito pior. Mais vale buscar uma alimentação de qualidade, que lhe fornecerá a energia necessária para a prática de esportes, que levará à queima de gordura. Comer sem exageros, várias vezes por dia, em pequenas quantidades, optando por alimentos funcionais, sem gorduras e com fibras, por exemplo, é uma solução mais saudável. Uma alimentação equilibrada mantem o metabolismo estável e alto, favorecendo o emagrecimento.

O organismo humano é muito inteligente. Deixar de se alimentar faz o metabolismo diminuir, para economizar energia. Assim, quando você voltar a ingerir uma quantidade maior de alimentos, o corpo terá dificuldade para processar a mudança e acabará absorvendo mais do que deveria. Seria outra tentativa de poupar nutrientes, prevendo um novo longo período sem ingestão de comida.

É comum ouvir que determinada atitude acelera o metabolismo, que se fizer de tal forma o metabolismo será lento… São muitas as variáveis que afetam o metabolismo: genética, idade, peso, altura, sexo, temperatura ambiente, dieta e prática de exercícios.

Faça o teste e descubra se você sabe como aumentar o gasto energético apenas com a ajuda da alimentação.

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A IMPORTÂNCIA DOS ALONGAMENTOS MUSCULARES

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De todos os aspectos envolvidos na atividade física, o alongamento parece ser um dos mais subestimados. Ninguém parece ter tempo ou paciência para manter um programa de alongamento regular, porque geralmente quando as pessoas acabam seus treinos — sejam eles com pesos ou aeróbicos — elas já estão loucas para tomar aquela chuveirada e ir embora para suas casas.

Preparar o corpo para a atividade física é importantíssimo, visto que quando você está alongando você está avisando seus músculos que eles vão ser utilizados e os alongamentos vão desta maneira ativando a circulação e pré-aquecendo os músculos.

O que é o alongamento?

Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior sua flexibilidade.

Essencial para o aquecimento e relaxamento dos músculos, deve ser uma atividade incorporada ao exercício físico, mas também pode ser praticado sozinho.

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Pilates, uma técnica antiga em benefício da saúde

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A técnica consiste em uma conscienti­zação e reeducação corporal. O mé­todo é saudável e trabalha força, to­nificação e o alongamento de forma ampla e completa

Quem aí deseja se exercitar em um excelente método para ganhar uma barriga sarada e ainda ganhar flexibilidade nos músculos que sus­tentam a coluna e com isso definir melhor a postura?

Pois saiba você, que esse é um dos muitos benefícios que o praticante de Pilates consegue adquirir seguindo os exercícios que existem há quase um século. Foi o alemão Joseph Pilates, nas­cido na cidade de Mönchengladbach, na Alemanha, em 1883 quem criou o famoso método de exercício que leva seu nome.

Pilates foi um menino as­mático e que praticou muitas ativi­dades físicas na adolescência, como ginástica, boxe, esqui e mergulho. Em 1912 tornou-se boxeador profissional e a partir daí passou a dar aulas de autodefesa para detetives da Scotland Yard.

Após ser exilado da Alemanha, em 1914, período da Primeira Guerra Mundial, ele foi mandado para uma ilha inglesa onde trabalhou com mu­tilados da guerra em um hospital. Durante o período em que atuava como “enfermeiro”, Pilates adotou o uso de molas no tratamento médico, que auxiliavam os soldados mutila­dos a mexer o corpo. Isso se tornou a base de um sistema de exercícios, que na década de 1920, já morando nos Estados Unidos, Pilates desen­volveu, criando os aparelhos que usamos nas aulas de Pilates até hoje. No Brasil, o primeiro estúdio de Pila­tes ocorreu somente em 1991, pelas mãos e conhecimento de Alice Be­cker Denovaro, a primeira brasileira a se certificar para instrução da Téc­nica de Pilates no país.


Saudável

É quase certo que você já tenha ouvido falar de Pilates e os benefícios que o exercício traz para o corpo. A técnica consiste em uma conscienti­zação e reeducação corporal. O mé­todo é saudável e trabalha força, to­nificação e o alongamento de forma ampla e completa através dos movi­mentos lentos e fluentes, aplicado por um professor certificado, de preferên­cia, em um aluno por vez.

Dessa for­ma, o Pilates trabalha todo o corpo e contribui, principalmente, no alinha­mento e postura global do indivíduo.
Para os exercícios, utilizam-se aparelhos e objetos específicos, de­senvolvidos para obter o melhor re­sultado nas aulas.

O professor ensina técnicas de respiração profunda, em um ambiente tranqüilo, que lembra a meditação. Esse tipo de prática alivia as tensões acumuladas e aumenta a estamina, substância natural, produ­zida pelo corpo, responsável pela sen­sação de bem estar.

A resistência física e mental, co­mumente é destacada como um dos principais benefícios do Pilates. O método também alinha a coluna vertebral fortalecendo a musculatu­ra que a envolve, além de proporcio­nar melhora na coordenação moto­ra, estimula o sistema circulatório e respiratório, alivia dores crônicas, tensões e estresses, aumenta à flexi­bilidade e a mobilidade, melhora a concentração.

E como os benefícios contribuem na prevenção de futuras lesões, o método é muito recomen­dado em casos de reabilitação de problemas na coluna, uma vez que traz alívio a dores crônicas. Então, o que você está esperando para expe­rimentar uma aula de Pilates?

As aulas de Pilates apresentam:

  • exercícios suaves e eficazes;
  • poucas repetições de cada movimento;grande repertório de exercícios;
  • uso de aparelhos e acessórios criados especialmente para os exercícios;
  • resultados rápidos e duradouros;
  • construção de uma postura correta;
  • ausência de desgaste físico.


Benefícios do Pilates:

  • alongamento e maior controle corporal;
  • correção postural;
  • avaliação da flexibilidade;
  • tônus e força muscular;
  • alívio de tensões estresse e dores crônicas;
  • desenvolvimento da consciência corporal;
  • melhora da mobilidade das articulações;
  • estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;
  • fortalecimento dos órgãos internos;
  • trabalho da respiração;
  • aumento da sensação geral de bem estar.
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