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Pilates

Pilates é coisa de macho

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Sabemos que ainda existe certo preconceito quanto ao assunto, mas podemos afirmar que lugar de homem é no Pilates sim!

A maior parte do público dos estúdios é feminina, mas vemos que em alguns horários eles dominam as turmas.

Vale lembrar que o criador do método foi um homem e que, graças a esses exercícios, manteve um físico invejável até o final de sua vida.

Diferente do que os desinformados acham, Pilates não é só para mulheres e nem só para idosos, Pilates é para todos.

Como já se sabe, trabalhamos concentração, postura, respiração, flexibilidade e fortalecimento dos músculos. Esse belo conjunto reduz dores, evita lesões, diminui o estresse, melhora a disposição e o bem estar.Isso, homens e mulheres precisam!!!

É super indicado para quem pratica esportes e está sendo cada vez mais incorporado ao treinamento de atletas, como lutadores de MMA e jogadores de futebol.

As aulas são montadas de acordo com as necessidades de cada aluno e existe uma infinidade de exercícios, inclusive com alto grau de dificuldade. Portanto, é bem possível o praticante sair da aula tão ou mais cansado do que quando pratica outras atividades pesadas.

Há ainda a vantagem do treino ser desafiante e nunca cair na monotonia, pois sempre surgem novidades no Pilates. O trabalho da musculatura abdominal é intenso já que ela é solicitada em todos os movimentos, mesmo quando o exercício foca braços ou pernas e até em alongamentos.

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Pilates no período gestacional

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Qual contribuição do Pilates para cada fase da gestação:

O período gestacional compreende diversas mudanças corporais . Durante a gestação o desenvolvimento do útero provoca mudanças na forma , no tamanho e na inércia materna. Essas mudanças devem ser respeitadas durante o Pilates.

É sempre importante relembrar que, antes de iniciar qualquer atividade física, a mãe procure por orientação médica. Se ela nunca fez Pilates antes, é interessante que procure por um profissional gabaritado que possa lhe instruir da melhor forma durante a prática dos exercícios.

É de compreensão de todos que exercícios moderados e diários geram vários benefícios para as futuras mamães, pois aliviam a ansiedade, reduzem fadigas, edemas, dores na coluna, câimbras, além de acelerar a recuperação no pós parto.

O Pilates é um dos métodos mais indicados para as grávidas, já que com os exercícios podemos proporcionar um melhor alinhamento postural, aumento no equilíbrio, flexibilidade aos músculos que tendem a encurtar mais na gravidez, fortalecimento dos músculos que serão de grande valia no parto, pré e pós parto, ganho da consciência corporal e relaxamento através da respiração.

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Fatores que irritam bons instrutores de Pilates

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FATORES QUE IRRITAM BONS INSTRUTORES DE PILATES

São situações que acontecem no dia a dia dos estúdios de Pilates e irritam os instrutores e instrutoras!

Vamos lá:

1. PESSOAS QUE DIZEM “EU NÃO CONSIGO”, MESMO ANTES DE TENTAR

Os exercícios de Pilates têm características muito peculiares.

A dificuldade dos exercícios variam incrivelmente de pessoa para pessoa.

Um instrutor consciente não irá pedir o impossível ao aluno.

Se você é aluno, concentre-se e tente realizar algumas repetições antes de desistir, ok?

2. ALUNOS FANTASMAS

Sabe aquele aluno que quase nunca aparece nas aulas?

Por melhor que seja o instrutor de Pilates, fica impossível seguir um treinamento sem que o aluno compareça às aulas.

3. OUTRO ESTÚDIO COPIAR SEU MARKETING, PALAVRA POR PALAVRA

Imagine que você ralou pra montar seu estúdio, conseguiu alguns alunos e guardou uma graninha pra investir na divulgação do seu estúdio e conseguir mais alunos.

Você bola algumas palavras e consegue idealizar uma campanha de marketing legal.

Então você anuncia no rádio/panfleto/Facebook/Site.

Passados 2 meses, outro estúdio da sua cidade copia TODA sua campanha, palavra por palavra.

Sem sombra de dúvidas, feliz você não irá ficar!

4. ALUNOS QUE SÓ COMEM PORCARIAS E ESPERAM POR MILAGRES

Alimentação é a base de tudo. Se uma pessoa não se alimenta bem, os resultados vão demorar ou mesmo nem irão aparecer.

O Pilates não é um exercício aeróbico e a queima de calorias não é seu principal objetivo.

O Pilates é uma atividade neuromuscular que trabalha músculos, ossos e articulações de maneira intensa. Isso acelera o metabolismo corporal e favorece a obtenção de um corpo saudável e tonificado.

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Pilates em 12 perguntas – parte 1

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O Savassi Pilates traz para você um artigo bem legal, escrito por Bruno Segadilha e publicado na Revista Época. Intitulado Pilates em 12 perguntas, ele conta um pouco da história do método, traz alguns exemplos de praticantes famosos e fala dos mitos e verdades sobre a prática que tem se espalhado pelas academias do país. Como é um pouco extenso, vamos apresentá-lo em partes, ok? Hoje vamos publicar a história e amanhã as perguntas com as respostas. Vale à pena, hein! Acompanhe:

Tudo o que Madonna faz vira moda. Com o Pilates, isso levou mais de dez anos para acontecer. Na década de 1990, quando Madonna começou a mostrar sua incrível flexibilidade nos palcos, o público perguntava qual era a técnica que garantia à cantora movimentos precisos e coluna impecavelmente reta, mesmo nas posições mais bizarras, como de cabeça para baixo e com as pernas abertas em 180 graus. “É uma mistura de ioga e Pilates”, dizia ela.

Os benefícios prometidos pela ioga já eram conhecidos. A curiosidade girava em torno do método criado pelo alemão Joseph Pilates no começo do século passado. Baseado no movimento dos animais e de crianças durante suas brincadeiras, Pilates – ou Papa Joe, como ficou conhecido nos Estados Unidos – criou uma série de exercícios com o objetivo de melhorar a própria saúde.

Pilates sofreu de raquitismo e asma na infância. Com isso, chegou à idade adulta com um corpo franzino. Aos 32 anos, depois de adotar o método em si mesmo, passou a exibir um corpo de fazer inveja aos atletas mais bem treinados e a disseminar a prática entre amigos e conhecidos.

A técnica envolve o fortalecimento da musculatura do abdome, que ele chamava de power house (ou casa de força, na tradução do inglês). A definição dos músculos, principalmente do abdome, a melhora na postura e o aumento da flexibilidade são alguns dos benefícios propagados pelos praticantes.

Estima-se que existam mais de 8 milhões de alunos de Pilates nos Estados Unidos, de acordo com os dados da Sporting Goods Manufacturers Association, entidade que reúne os maiores fabricantes de artigos esportivos. No Brasil, são 8 mil estúdios de Pilates e, por ano, surgem mais de 200 novas casas. Os números são baseados nas vendas dos maiores fabricantes de aparelhos no país.

A atriz Regiane Alves, de 33 anos, é adepta dos exercícios há cinco anos. Ela conheceu o método durante uma aula de ioga, quando o professor chamou a atenção para sua postura excessivamente curvada. Animada com os resultados, não parou mais. “Melhorou tudo no meu corpo: a postura, meu alongamento e meus músculos, que ficaram mais definidos.”

Os alunos de Pilates exibem uma série de benefícios objetivos da prática. Mas entre os argumentos dos entusiastas há alguns mitos. Há quem diga que o Pilates evita crises de hérnia e faz crescer. O fortalecimento da musculatura do abdome pode diminuir o número de crises de hérnia, dependendo do local da lesão. Mas não há como garantir o fim de crises em qualquer pessoa, tampouco o fim de todas as crises. A reeducação postural pode ajudar alguém a recuperar centímetros que já tinha e estavam escondidos sob uma postura curva. Mas ele não adiciona tamanho à estrutura óssea. Entenda essas e outras questões sobre o Pilates amanhã, quando daremos continuidade a este artigo. Esperamos por você!

Fonte: Revista Época

Pilates também trabalha a memória

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Nossa atividade cerebral tem tudo a ver com as atividades físicas, sabia? Os exercícios aumentam a atividade corporal e o fluxo sanguíneo do cérebro, nutrindo nossos neurônios e atenuando o processo natural do envelhecimento.

Pilates e a memória

De acordo com a fisioterapeuta Nina Morena De Lucca, as atividades físicas provocam mudanças na plasticidade sináptica do cérebro, ou seja, aumentam a capacidade de resposta e adaptação dos neurônios ao meio ambiente. “Além disso, os exercícios proporcionam um desafio intelectual constante. O Pilates é um exemplo disto, pois exige do aluno a realização de diversas tarefas ao mesmo tempo”, explica a especialista.

A atividade age em uma área do cérebro vital para o aprendizado e a memória, o hipocampo. Através do trabalho de respiração, manutenção da postura, equilíbrio e contração de vários grupos musculares ao mesmo tempo, o Pilates exige o treino da memória o tempo todo.

Segundo a instrutora, estudos comprovam que os exercícios resistidos melhoram o desempenho da memória nos idosos, além de promover o aumento da força muscular. Fazendo atividades físicas regularmente durante a vida, você está criando uma espécie de “reserva cognitiva”, que vai retardar o envelhecimento e prevenir diversas doenças, inclusive o Alzheimer.

“Os exercícios também são fundamentais na recuperação de pessoas com doenças neurológicas, por exemplo. Eles melhoram não só os aspectos físicos como força, flexibilidade e capacidades respiratórias, mas também as funções cognitivas, através da reorganização cerebral”, afirma Nina.

Outras atividades, como as caminhadas e exercícios aeróbicos, também ajudam na reorganização do cérebro e no nosso desempenho funcional. A fisioterapeuta ensinou alguns exercícios de Pilates que trabalham a coordenação motora, o equilíbrio e a memória. Olha só:

PERDIGUEIRO

Na posição de quatro apoios, eleve ao mesmo tempo a perna direita, com o joelho estendido, e o braço esquerdo, de forma que fiquem paralelos ao chão. Realize a respiração correta e observe o alinhamento da coluna. Em seguida, repita com a perna esquerda e o braço direito.

PONTE COM VARIAÇÃO

Deitado de barriga para cima, com os joelhos dobrados e pés apoiados no chão, eleve a pelve, estenda a perna direita e o braço esquerdo ao mesmo tempo. Realize a respiração correta e observe o alinhamento da coluna. Em seguida, repita o exercício elevando a pelve, estendendo a perna esquerda e o braço direito.

PRANCHA LATERAL

Deitado de lado, com o antebraço apoiado no chão, eleve o corpo, mantendo os pés no chão e o cotovelo em flexão. Mantenha o alinhamento da coluna, conte até 10 e repita do outro lado.

Fonte: Revista Pilates

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