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7 erros que você comete ao praticar alguma atividade física e que prejudicam o corpo

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Os erros antes, durante e após a prática de atividade física são mais comuns do que se imagina. Não se alimentar adequadamente antes da atividade física e malhar com maquiagem estão na lista de erros que muitas pessoas cometem. Contudo, é preciso também ficar de olho nos maus hábitos depois da atividade física, quando os músculos estão em recuperação.

É cada vez maior o número de pessoas que querem fazer alguma atividade física, entretanto, muitos não estão preparados física e nutricionalmente, cometendo alguns erros, diminuindo a performance e oferecendo riscos à saúde.

1- Esquecer-se do relaxamento

Depois que o treino acaba é preciso fazer algum exercício mais calmo para que a frequência cardíaca e a circulação sanguínea diminuam aos poucos. A dica para relaxar o corpo antes de ir embora é fazer exercícios leves, como alongar-se. Muitas pessoas esquecem o alongamento muscular, muito importante para o relaxamento, prevenção de lesões e para manter a postura adequada. Alongue-se sempre antes e depois do treino.

2- Não comer

Estando mal alimentado, o atleta pode sentir fraquezas, tonturas e falta de energia, afetando não só o desempenho como também  a saúde no geral. Para garantir o bem-estar e obter os melhores resultados, é preciso se alimentar adequadamente antes e depois da atividade física. Ficar em jejum no momento em que os músculos estão se recuperando está na lista de erros. Treinar em jejum faz com que o corpo queime massa magra em vez de gorduras. Por outro lado, se exercitar de estômago cheio pode levar a enjôo, náuseas e mal-estar, além de atrapalhar bastante tanto a digestão quanto a prática dos exercícios. Espere pelo menos 2h depois de comer uma refeição completa para começar o treino.

 

3- Não beber água

Outro erro comum que as pessoas cometem depois da atividade física é não beber água. A ingestão adequada de líquidos antes, durante e após o exercício é fundamental para a saúde e a performance. Sentir sede durante a atividade física já é um sinal de desidratação. A desidratação (perda de água, redução de 2 a 3% do peso corporal inicial) diminui o desempenho no exercício. O novo consenso é utilizar a sensação de sede para se hidratar – o problema é que, muitas vezes, a ignoramos e fazemos uma desidratação voluntária. A recomendação atual de ingestão é de 400 a 800 ml de líquidos por hora de exercício. Líquidos contendo álcool ou cafeína (café, chás ou colas), assim como as bebidas carbonadas (refrigerantes), não são indicados para hidratação pós-exercício.

4- Não trocar de roupa

Chegar em casa e não tirar as roupas usadas na prática de atividade física também é um erro comum que faz mal para a saúde. Roupas e acessórios úmidos facilitam a proliferação de bactérias e fungos, inclusive na região íntima feminina.

5- Não tomar banho e  lavar o cabelo

Não lavar o cabelo depois da prática de atividade física é uma prática que prejudica os fios. O suor toma conta do couro cabeludo, o que pode provocar dermatite seborreica. A dica é remover os resíduos e o suor com uma boa lavagem. A mesma regra vale para a pele, que pode sofrer com espinhas, caso o suor não seja retirado.

6- Não consultar profissionais especializados

Frequentar o médico regularmente é essencial para acompanhar como está a sua saúde e se está apto a realizar a atividade desejada. Além disto, um profissional especializado e capacitado irá dar a correta orientação para a execução de seu esporte favorito.

7- Não respeitar o seu limite

Os limites são individuais e devem ser respeitados como tal. Tentar acompanhar alguém mais bem condicionado ou realizar o mesmo treino de alguém mais experiente podem ser armadilhas que acabam com seu treino antes da hora, uma vez que pode causar lesões graves.

Praticar atividade física com segurança é tão importante quanto fazê-la regularmente. No entanto, alguns cuidados são deixados de lado na busca de resultados imediatos. A consequência? Lesões graves nos músculos e articulações.

Com esses deslizes, o hábito que deveria trazer benefícios acabam fazendo mal a saúde.

VAMOS NOS CUIDAR, E BORA PRATICAR SAÚDE! PRATIQUE SAVASSI PILATES!