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Mitos e verdades sobre o inverno: entenda como a estação afeta seu corpo

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Sentimos mais sono quando está frio? Por que se come mais no inverno? Mulher é mais friorenta que homem? As dores pioram? O cabelo cai mais?

Não é raro que o inverno seja associado a mudanças negativas no corpo e que os benefícios e vantagens das temperaturas mais amenas sejam esquecidos ou ignorados. Se, por um lado, é natural sentir mais fome nos dias frios, por outro, o corpo apresenta espontaneamente um maior gasto energético, o que acaba levando muitas pessoas a adotarem hábitos equivocados. Com as temperaturas mais baixas, a tendência é querer 'esquentar' o corpo com alimentos com alto teor de açúcar e gordura. Mas, é preciso cuidado porque costuma-se praticar menos exercícios físicos, e é possível que se ganhe quilos a mais na balança.

Quem também pode sofrer com o frio é a pele. O nosso corpo tem em torno de 36ºC e, quando a temperatura do lado de fora começa a cair, ele perde calor na forma de vapor d'água, ficando cada vez mais desidratado e perdendo alguns sais minerais e nutrientes importantes. A pele, então, acaba ficando fragilizada, ressecada e começam a aparecer as dermatites, que são os processos inflamatórios.

Para manter o corpo e a saúde em dia neste inverno, confira uma lista de mitos e verdades da estação:

1-Se exercitar no inverno ajuda a emagrecer?

Verdade.  É normal bater aquela preguiça só de pensar em sair da cama nos dias mais frios, mas para quem quer emagrecer, essa pode ser a época ideal para dar início ao projeto verão. Isso porque no inverno o metabolismo do corpo acelera, pela necessidade de produzir mais calor, ativando mecanismos naturais que promovem a queima de gorduras. Para impulsionar ainda mais essa tendência do corpo a gastar calorias, vale manter a rotina de exercícios sempre em dia.

2-É comum sentir mais fome nos dias frios?

Verdade. Você certamente já se perguntou por que a gula parece vir com tudo no inverno. Pois a explicação não é apenas o fato de que ficar mais tempo em casa, debaixo das cobertas e diante da televisão desperta aquela vontade de atacar a geladeira. Durante o inverno há um aumento no consumo energético, pois a temperatura ambiente, geralmente, é menor do que a temperatura corporal. Nosso corpo trabalha mais para se aquecer, gasta mais energia, por isso precisamos de maior quantidade de nutrientes para a reposição.

E a questão não é apenas comer mais. No inverno, sentimos o impulso de consumir alimentos mais calóricos e pesados, principalmente, ricos em carboidratos, que constituem uma importante e rápida fonte de energia. Como explica a nutricionista, o sinal da fome transmitido pelo organismo é resultado da ação de fatores neuronais, endócrinos, adipocitários e intestinais.

 

3-Risco de desidratação é menor?

Mito. É verdade que com as temperaturas mais baixas, a tendência é produzir menos suor. Mas isso não significa que se deva descuidar da hidratação. Apesar de o clima ameno favorecer a redução da sudorese, o corpo compensa com o aumento da vontade de urinar, de forma que continua com a mesma necessidade de água para hidratar os tecidos e manter os órgãos funcionando.

Outro problema relacionado à desidratação, é a diminuição da sensação de sede, que faz com que, naturalmente, a pessoa beba menos água que o habitual. Logo, manter a ingestão de entre dois a três litros de água por dia é o ideal. Sempre!

4-É a melhor época para fazer cirurgia plástica e tratamentos estéticos?

Verdade. Você sabia que é nesse período que as clínicas de cirurgia plástica apresentam um aumento de cerca de 40% no movimento? E isso tem explicação, uma vez que a tendência é que as pessoas passem mais tempo em casa e se exponham menos ao sol, o que torna o pós-operatório muito mais agradável. A preocupação não está com a cirurgia em si, mas sim no pós-operatório. As cirurgias nos seios, abdômen e lipoaspiração, por exemplo, exigem o uso da cinta durante dias ou até mesmo meses, o que pode incomodar nos dias quentes de verão.

Destaca-se ainda os efeitos negativos que o sol pode ter sobre a pele: O sol é inimigo da cicatrização e prejudica a recuperação da pele, podendo até piorar ou agravar o estado da cútis se exposta ao sol durante um tratamento.

5-Bebidas alcoólicas esquentam?

Mito. O fluxo sanguíneo aumenta por causa da vasodilatação que o corpo sofre com o álcool circulando pelas veias. Isso dá uma sensação de calor, mas é temporária.

6-Por que sentimos mais frio nos pés e nas mãos?

Com o inverno o sangue se concentra para aquecer os órgãos vitais que ficam na cabeça e no abdômen: cérebro, coração, rins, pulmão. O fluxo de sangue diminui nas extremidades, deixando mãos e pés gelados.

7-Podemos dispensar o protetor solar?

Mito. O sol pode até não estar brilhando tão intensamente quanto durante os dias quentes de verão, mas isso não pode servir de desculpa para você abrir mão dos cuidados com a pele. Usar protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados, continua sendo a recomendação dos dermatologistas. Apesar de a luminosidade ser muito maior em dias ensolarados, a luz passa pelas nuvens e reflete em tudo ao seu redor. Como os raios solares são fator de risco para o câncer de pele, além de acelerarem o envelhecimento, o uso do filtro solar deve ser um hábito diário. E não basta aplicar o produto no rosto. Todas as demais áreas expostas ao sol, como mãos, braços e colo, devem ser contempladas.

8-Doenças respiratórias são mais comuns?

Verdade. Gripes, resfriados, asma, bronquite, rinite e outras complicações tendem a se manifestar com maior intensidade no inverno. Em primeiro lugar, porque as baixas temperaturas favorecem a aglomeração de pessoas em ambientes fechados com pouca ventilação, o que potencializa a transmissão de doenças. Além disso, nessa época do ano, o tempo de exposição ao sol é reduzido, comprometendo a concentração e a produção de Vitamina D - associada ao aumento de imunidade em relação a infecções respiratórias.

9-Dores musculares se intensificam?

Verdade. Quem sofre de dores musculares crônicas ou artrite tende a reclamar com maior intensidade dos incômodos durante o inverno. Isso acontece em função do processo de constrição vascular, ou seja, o estreitamento dos vasos sanguíneos. Além disso, com o frio, as contrições musculares e vasculares aumentam porque as pessoas se ‘encolhem’ mais, o que contribui para aumentar as dores e câimbras.

Para evitar esses incômodos, a alimentação pode ser uma boa aliada. As dores musculares e câimbras podem ser resultado da própria desidratação, do mecanismo de tremor no intuito de manter a temperatura e da deficiência de alimentos ricos em potássio, como banana, alho e abacate; e em magnésio, tais quais o trigo, o tofu e o coco.

É importante fazer um bom aquecimento com movimentos de alongamento sem carga ou de baixa intensidade antes de uma atividade física. Exercícios que induzam o aumento do fluxo de sangue, da oferta de oxigênio e nutrientes e da produção de líquido sinovial - que permita maior lubrificação das articulações - no momento da atividade muscular são fundamentais para evitar fatores de risco que possam induzir ao processo lesivo.

10-Pele ressecada e queda de cabelo são mais comuns?

Verdade. A queda na umidade relativa do ar aliada às alterações na temperatura comprometem a hidratação da pele nessa época do ano. É preciso um cuidado redobrado, pois é muito comum, além do ressecamento, rachaduras e até feridas em lábios e pés. O ideal é usar produtos para uma pele mais sensível e fragilizada, substituir o sabonete em barra pelo líquido, que já tem um hidratante na composição, além de aproveitar os três minutinhos após o banho, quando a pele ainda está úmida e vai absorver um pouco mais dos produtos tópicos, para passar um bom hidratante.

Alguns hábitos comuns dessa época também são prejudiciais para a pele. A importância de não tomar banhos quentes e demorados, pois a água em altas temperaturas retira o manto lipídico que protege a pele. Além disso, muitas pessoas não dão tanta atenção ao cabelo quanto durante o verão. Deixam de lado os tratamentos por causa do frio, lavam menos a cabeça e isso acaba acumulando muita gordura e oleosidade, além de não fazerem os tratamentos regulares nos salões, o que vai deixando os fios mais ressecados, aumentando assim, a queda capilar.

11-Ficamos mais sonolentos quando está frio?

Verdade. Sair debaixo dos cobertores e edredons quentinhos já não é muito agradável, mas a sonolência se dá por causa da diminuição da luminosidade que acontece no inverno. O ciclo do sono é influenciado pela luz do sol, que regula a produção da melatonina, hormônio estimulado pela escuridão. Como no inverno escurece mais rápido, produzimos mais melatonina. É o excesso dela que dá mais soninho...

12-Mulheres sentem mais frio que os homens?

Verdade. Não é possível generalizar o metabolismo de todas as mulheres e de todos os homens. “O metabolismo da mulher, de um modo geral, é mais baixo em comparação ao masculino. E o homem sente o corpo mais quente, pois tem mais massa muscular e os músculos demandam muita energia.”

Mas não são só os homens que sentem a temperatura diferenciada das mulheres. Pessoas mais velhas também costumam ficar mais sensíveis ao frio: “Quanto mais idosa a mulher, mais frio ela vai sentir, pois a taxa de metabolismo vai abaixando.

Então não tem como negar: mulheres sentem mais frios que os homens e ponto, porém, mulheres não são mais frias, são friorentas.

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